quarta-feira, 1 de julho de 2009

Os quadros de honra!!!

Há já uns anos que me anda a incomodar bastante esta nova "velha" moda dos quadros de honra. Faz-me lembrar os tempos da "outra senhora" em que se premiavam aqueles que faziam o que o regime pretendia, ou seja, que se limitavam a obedecer, a ler os livros autorizados... Acredito contudo que entre os premiados estariam também alguns que realmente o merecessem.
Parece-me, no entanto que o sistema actual premeia demasiadamente a competição embora não uma competição saudável. Encontramos isso na classe política, todos os dias...e em tantos locais de trabalho. Porque fomentá-lo também junto dos jovens?
Considero que as crianças e os jovens que têm acesso a "entrar" num quadro de honra, já foram sobejamente bafejados pela sorte ao nascer, com as capacidades que lhe permitem fazer as aquisições cognitivas que os deixam ter boas notas na escola, nascer em famílias que têm a capacidade de lhe dar apoio (leia-se cultura, conhecimento, literacia...), ter saúde que lhes permita estudar, não precisar de trabalhar para ajudar ao sustento da família...
Para esses é muito fácil entrar nos quadros de honra!
O que me custa a aceitar é que aqueles que têm menos facilidades, que estudam muito mais que os outros para conseguirem ter, mesmo assim, piores notas que os primeiros que fazem um esforço para aceitar as regras que lhe são impostas, mesmo que lhe pareçam injustas, nunca consigam chegar aos quadros de honra!
Eu, cá por mim, agradeço ter vivido numa época em que esses quadros não existiam, pois se assim fosse, eu seria daquelas que por mais que me esforçasse... nunca conseguiria lá chegar!
E conheço alguns e algumas que a existirem os quadros de honra "no meu tempo", lá estariam seguramente, mas que ainda hoje, mal acabaram o Secundário!

Sem comentários:

Enviar um comentário