segunda-feira, 8 de junho de 2009

Só agora consegui continuar...
A inquietação de que falava há pouco, prende-se com a minha preocupação de intervenção na vida, em todas as suas vertentes, mas neste momento preocupa-me a vida política.
Ainda hoje, ouvindo o psicólogo Eduardo Sá a falar da necessidade de BRINCAR que todos temos, inclusivé os adultos e não só as crianças, como todos pensam, diziam qualquer coisa como isto: "Se os médicos brincassem às crianças como esta brincam aos médicos... se os políticos..." enfim queria ele dizer que deveríamos dar mais importância ao brincar para que tivéssemos mais respeito pelo que os outros fazem. Ou pelo menos eu assim percebi.
É que eu vejo cada vez menos respeito pelos outros e sobretudo pelas crianças, no nosso país!
Se por acaso alguém (incluindo os próprios pais) der uma palmada a uma criança, poderá ser alvo de processo judicial, mas ninguém é penalizado por desrespeitar o seu trabalho, seja na escola, na família, ou na sociedade em geral.
Hoje aconteceu-me o que nunca me tinha acontecido e que me magou profundamente.
Na escola onde trabalho (como em tantas onde já trabalhei, aliás) funcionou ontem uma mesa de voto.
Acho bem, porque eu sou daquelas que valoriza muito o acto de votar. Penso que devemos ser interventivos na nossa vida para poder exigir dos responsáveis melhores condições de vida.
O que eu já não acho bem é que se destrua o trabalho dos outros.
É que, para além de ter deixado a sala de actividades toda arrumadinha e em condições de receber a visita dos cidadãos eleitores e responsáveis pela mesa de voto, e de a ter de arrumar e limpar toda na manhã seguinte (limpar, sim! porque ela não fiocu nem lá perto como a tinha deixado na sexta-feira) deparei-me com um espectáculo muito triste. Muitos dos trabalhos das crianças que tinha expostos, estavam simplesmente destruídos.
E o que mais me custou, foi que as crianças também ficaram chocadas e eu tive que as tentar convencer que temos que ser superiores a tanta destuição!
Como é que queremos que futuros adultos respeitem os políticos e responsáveis pelas instituições?
Como poderemos convencê-los de que é importnte que intervenham na vida cívica?

1 comentário:

  1. Cristina, já tens o teu blog...Como vês nunca é tarde para começar!...
    Já deste o primeiro passo...
    Parabéns!...
    Sorrisos,
    São

    ResponderEliminar